My Favorite Side by Raquel

My Favorite Side by Raquel

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Deixando de fazer a nossa vontade

Ontem, assisti um clássico bíblico reformulado que relutei muito em ver, em função de opiniões polêmicas que tinha escutado. Mas, enfim, assisti a nova versão do filme "Noé", para fazer minha própria crítica.

Confesso que não gostei. Apesar de admirar o trabalho de protagonista, Russell Crowe, e também de ser favorável a licenças poéticas, achei o filme bem fraquinho... Colocar seres estranhos para trabalhar para Noé foi, no mínimo, subestimar o esforço hercúleo desse escolhido de Deus. 

Porém, a verdadeira historia, contada na Bíblia, é uma inspiração para qualquer "cristão". E aí começa a minha reflexão. 

Independente de nossa crença, seja religiosa, política, científica, nunca ninguém deixou de passar pela situação de ter que escolher entre a sua vontade e uma outra qualquer. Diversas vezes nos vemos diante de uma situação de ter que fazer algo contra nossa vontade.  Seja isso para evitar confrontos, para satisfazer a vontade de outro, para concordar com os conceitos de convivência em sociedade, para servir de exemplo, para reiterar uma regra política, para seguir a lei ou para obedecer um dogma religioso. E como, muitas vezes, isso se torna difícil, desgastante, quase impossível. 

Noé teve que ir contra tudo e contra todos, em nome da fé. Passou por situações de grande humilhação e vexame, mas jamais deixou de acreditar que estava no caminho certo. Na sua mente e no seu coração, tinha a certeza de que estava fazendo a coisa certa! Admirável, mas muito, muito difícil. Sair da zona de conforto, sacrificar sua vontade em detrimento da vontade de outrem não é tarefa fácil...  Mais difícil ainda é saber esperar pelo resultado, quando este não depende de nós (aqui entra nossa fé novamente). 

Eu tenho minhas convicções religiosas e estas me guiam diariamente e me ajudam a seguir em frente. Não é fácil, quando nos vemos diante do óbvio e temos que aceitar o improvável. Mas, a paciência é uma grande virtude. É preciso esperar, saber aceitar que, muitas vezes o improvável é o certo e o óbvio, apenas uma visão egoísta. 

Grande Noé! A obediência às suas convicções e sua obstinação lhe trouxeram a vitória. A paciência lhe trouxe maturidade e altruísmo. E que assim seja!!!!

Hoje, acordei refletindo sobre tudo isso e me vi cantando uma música de Almir Sater, que provavelmente Noé também teria gostado. (letra completa aqui)

"Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente"

TOCANDO EM FRENTE - ALMIR SATER

2 comentários:

  1. Adorei seu comentário. Me sentI orgulhosa pela sua redação e entendimento um pouco mais profundo da escrita deixada por Deus.
    Noé uma das maiores provas de fé e obediência a Deus.
    Parabéns sobrinha querida.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu comentário. Me sentI orgulhosa pela sua redação e entendimento um pouco mais profundo da escrita deixada por Deus.
    Noé uma das maiores provas de fé e obediência a Deus.
    Parabéns sobrinha querida.

    ResponderExcluir